quarta-feira, 20 de abril de 2011

A ARCA DE DEUS É MORTE OU VIDA

Texto Bíblico: 2 Samuel 6.6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.

1. O QUE É TER DEUS COMO UM OBJETO
* É quando se perde o senso de temor de Deus - I Samuel 4.3 E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do SENHOR, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos.
* É quando se adora ao Senhor só nas aflições - I Samue 4.5 E sucedeu que, vindo a arca da aliança do SENHOR ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.
* É quando se pensa que Deus se deixa enganar - I Samuel 4.11 E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
2. O QUE É SAGRADO EXIGE SANTIDADE
* Não se trata as coisas sagradas com leviandade - 2 Samuel 6.3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aió, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
* Nossa negligência pode provocar a ira de Deus - 2 Samuel 6.7 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
* A desobediência tráz consequencias inevitáveis - 2 Samuel 6.8 E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; e chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
3. BOM É FAZER A VONTADE DE DEUS
* A nossa reverência é tudo que Deus exige - 2 Samuel 6.12 Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
* O sacrifíco é aceito quando existe reverência - 2 Samuel 6.13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
* A reverência move Deus em nosso interior - 2 Samuel 6.16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário